Agende uma consulta
  • captcha

Sinusite

A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios paranasais. Pode ser propiciada por quadros alérgicos-irritativos, infecciosos ou ambos. Em geral, o quadro agudo doloroso é que leva o paciente a procurar o médico. Entretanto o recomendável é a prevenção. Basta que se cuide diariamente das vias nasais constantemente afetadas pela má qualidade do ar (poluição, ácaros, mofo, ar condicionado…).

Má qualidade do ar é um fator expressivo para agravamento de sinusite

Má qualidade do ar é um fator que pode agravar a sinusite

A pessoa que é acometida por problemas nasais como a rinite, tem muito mais chance de ser vítima de quadros agudos de sinusite.

Quadros crônicos são mais raros e, em geral, são gerados por conseqüência de quadros agudos de repetição que seriam perfeitamente e facilmente evitáveis com simples medidas diárias em nossos hábitos como a lavagem nasal com soro fisiológico e a higiene ambiental (retirada de carpetes, cortinas, pelúcias; favorecimento a ambientes bem ventilados, sem mofo e que batam sol…).

Os quadros agudos podem ser tratados com antibióticos, já os crônicos podem necessitar de intervenções cirúrgicas para desobstrução dos orifícios de drenagem dos seios paranasais repletos de secreção.