Agende uma consulta
  • captcha

Síndrome Dolorosa Miofascial

Síndrome Dolorosa Miofascial é caracterizada por uma dor em determinada região do corpo, mas de não tão clara definição de local específico, geralmente acometendo áreas tanto de músculos quanto articulações. Frequentemente, apresenta também sensação de fraqueza, limitação para movimentação, dormência, formigamentos, dificuldade de se manter em determinadas posições. É uma das causas mais comuns de dor (85% dos pacientes com dor apresentam Síndrome Dolorosa Miofasical) e é frequentemente negligenciada no tratamento dos pacientes com dor.

As causas da Dor Miofascial, na maioria de vezes, são posturas inadequadas, esforço muscular além do habitual ou prolongado, desequilíbrios musculares e/ou articulares. Causas mais raras são hipotiroidismo, deficiência de vitaminas, anemia, infecções crônicas, etc. Acredita-se que essas situações levam a alteração da microcirculação do músculo, desencadeando a inflamação local, formando tensão muscular e nódulos musculares dolorosos. O diagnóstico é feito através de avaliação e exame físico detalhados. Os exames laboratoriais e de imagem ajudarão e excluir outras causas de dor, mas não ajudarão muito na confirmação do diagnóstico.

O tratamento é baseado em correção da causa quando possível, medicações para melhora da dor e relaxamento dos músculos, infiltrações analgésicas, exercícios terapêuticos e orientações para a prevenção de novas crises.