Agende uma consulta
  • captcha

Como é realizada e o que pode ser tratado pela radioterapia?

radioterapia

Existem duas formas principais de ser realizada a radioterapia: a braquiterapia e a teleterapia. Na braquiterapia uma fonte radioativa é posicionada perto ou dentro do tumor. Já na teleterapia, a fonte de radiação está posicionada longe do paciente, com a radiação atuando como se fosse um “banho de luz” sobre a região a ser tratada, levando a morte das células cancerosas.

São muitas as doenças que podem ser tratadas com a radioterapia. Dentre as doenças benignas, temos condições como a ablação de mal formações artério-venosas no cérebro, prevenção de quelóides e cicatrizes hipertróficas, tratamento de oftalmopatia de Graves, dentre outras.

A indicação principal da radioterapia está no tratamento de tumores malignos, sendo muitas vezes uma opção ao tratamento cirúrgico, como nos casos de metástases cerebrais, câncer de próstata, câncer de canal anal e tumores de cabeça e pescoço, dependendo do estágio da doença. Também é utilizada para complementação de tratamento em casos já operados, como no câncer de mama e estômago. Pode ainda ser utilizada antes de uma cirurgia, como nos casos de sarcomas e câncer de reto.