Agende uma consulta
  • captcha

Prostatectomia Perineal

Por Dr. Fábio Ortega CRM: 112039
Urologista pela USP
Leia mais: currículo e contato do médico clicando aqui.

LEIA O TEXTO ABAIXO E EM CASO DE DÚVIDA ENVIE UM E-MAIL AOS MÉDICOS DO INSTITUTO ABATHON CLICANDO EM “CONTATO”.

A prostatectomia perineal é realizada através de uma incisão na região do períneo (espaço entre o escroto e o ânus), diferente das outras técnicas em que o acesso é feito pelo abdome.

A vantagem desse acesso é a maior visibilidade da transição entre próstata e uretra e melhor tempo de recuperação quando comparado a cirurgia aberta convencional.

Como desvantagem na prostatectomia perineal o feixe vásculo-nervoso, responsável pela ereção, é menos visível ao cirurgião dificultando sua preservação.

Outra importante desvantagem é que pelo acesso perineal não é possível a remoção dos linfonodos (linfadenectomia) – indicada em casos de câncer de próstata de intermediário/alto risco. Nesses casos uma incisão abdominal é necessária para realização da linfadenectomia.

As principais indicações da prostatectomia perineal são pacientes muito obesos (acesso melhor que cirurgia aberta convencional) e pacientes com antecedente de transplante de rim ou reconstruções da parede abdominal complexa que dificultam o acesso abdominal.

Atualmente a prostatectomia perineal é pouco realizada pelos Urologistas, por isso se for de desejo do paciente este tipo de acesso é fundamental procurar um médico Urologista familiarizado com esse procedimento.