Agende uma consulta
  • captcha

Prolapso da Valva Mitral

O que são vávulas cardíacas?

 

Para seu bom funcionamento, o coração possui quatro conjuntos de válvulas, que servem para direcionar o fluxo do sangue. Um deles é o aparelho valvar mitral, também chamado de “Valva Mitral”, que se situa entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. A valva mitral regula o fluxo de sangue de forma a permitir o fluxo do átrio esquerdo ao ventrículo esquerdo e impedir a regurgitação para o átrio quando o ventrículo se contrai. A valva mitral é uma das mais solicitadas, pois é submetida a alta pressão quando o ventrículo esquerdo se contrai a fim de enviar o sangue a todo o corpo.

 

 

O que é o Prolapso da Valva Mitral?

 

O Prolapso da Valva Mitral (PVM) é uma anomalia bastante comum, que ocorre quando há um aumento da elasticidade das válvulas. Estima-se que até 2% da população inteira possua esta alteração, sendo que mais de 90% destas nunca vão tomar conhecimento do problema. Isto porque, além de não causar sintomas, é muito improvável que aumente o risco de problemas cardíacos no futuro.

 

 

Quando o PVM pode representar risco?

 

Em alguns casos, a elasticidade é maior e pode haver um espessamento da valva ou falha de seu funcionamento. Nestes casos deve-se ter mais atenção e um seguimento regular com um cardiologista. Em casos extremos o tratamento pode ser cirúrgico: desde uma plástica valvar ou até mesmo a substituição da mesma por uma prótese artificial.