Agende uma consulta
  • captcha

Obesidade e Falta de Ar

falta de ar

A obesidade é fator de risco para diversas doenças e condições. Uma queixa comum do obeso é sentir –se cansado, fadigado ,ou com sensação de falta de ar aos esforços Asicos. O movimento do corpo depende da integração harmoniosa do sistema Cardiovascular, Respiratório e Neuromuscular. Desta forma , doenças que comprometam o funcionamento de qualquer um desses sistemas pode levar ao sintoma de cansaço. Entre elas podemos citar: Asma, Insuficiência Cardíaca, doenças pulmonares crônicas, Apnéia obstrutiva do sono, distúrbios do funcionamento do diafragma, doenças neuromusculares e descondicionamento físico . Embora distintas entre si, as condições citadas podem se apresentar com sintomas muito semelhantes ( além de poder coexistir no mesmo paciente), sendo muitas vezes difícil para o paciente decidir a qual especialista procurar.

Para fazer o diagnostico adequado é necessário uma avaliação clinica detalhada, e a decisão criteriosa por parte do clinico em quais exames solicitar para investigar o quadro, a depender das queixas apresentadas. Como trata-se de cansaço aos esforços, geralmente é necessário um teste dinâmico, como o ergométrico ou ergoespirométrico, para caracterizar em maiores detalhes o comportamento do sistema cardiopulmonar no esforço.

É também muito importante o tratamento da própria obesidade, e muitas vezes os sintomas são aliviados apenas com a perda de peso. Mas identificadas corretamente, o tratamento dessas doenças associadas a obesidade podem trazer grande melhora de qualidade de vida.

Dr. Gabriel Ferreira Rozin/ Dra Samia Zahi Rached