Agende uma consulta
  • captcha

O que é terapia sexual e qual o papel do terapeuta sexual?

Terapia sexual

É um tipo de terapia que trata das inadequações sexuais masculinas e femininas, ou insatisfações de cunho emocional. Ela é uma teria breve e focal que pode estar associada à outra linha de psicoterapia.

As disfunções são quaisquer alterações nas fases das respostas sexuais: manifestações físicas e psiquiátricas frente á um estimulo sexual que ocorre nas fases:

Do Desejo: fase da resposta sexual em que estão presente as fantasias sexuais e estímulos (visuais, auditivos, olfativos, gustativos e táteis ) Pode haver aumento ou diminuição deste.

Da Excitação: fase em que ocorrem várias modificações no organismo masculino e feminino. São representados pela lubrificação na mulher e na ereção no homem.

E do Orgasmo: fase de contrações perigenitais e cardiorrespiratórias no homem e mulher. Representado pela ejaculação precoce e retardada no homem e anorgasmia na mulher.

Um terapeuta sexual trata dessas disfunções através de técnicas comportamentais que o (a) paciente /casal pratica em casa. Ele tenta melhorar o funcionamento sexual alterando as situações (contingências) desadaptadoras que reforcem as ansiedades, medos e os padrões de comportamento anti-erótico. O tratamento pode ser individual ou com o casal, não é necessário ter um parceiro (a) para se beneficiar desta terapia.