Agende uma consulta
  • captcha

O que é Reumatismo?

Reumatismo

Reumatismo é um nome genérico dado a mais de  100 doenças reumatológicas diferentes. Estas têm mecanismo auto-imune (anticorpos dirigidos contra constituintes próprios do organismo provocando inflamação).

As pessoas costumam dizer que tem um “reumatismo” quando tem dor nas articulações (“juntas”) do corpo, pois esta é a manifestação mais frequente nas doenças reumatológicas. Porém, é importante destacar que qualquer órgão do organismo pode ser acometido, depende de cada doença.

Importante saber também que não são corretos as expressões  “reumatismo no sangue” ou  “reumatismo nas juntas”, pois uma mesma doença reumatológica como a Artrite Reumatóide, que tem inflamação nas articulações, pode ou não ter alterações no sangue.

A artrose (degeneração das cartilagens) é a doença mais comum e acomete mais o idoso.

Outros exemplos de doenças: lupus (inflamação em diversos órgãos), dermatopolimiosite (inflamação da pele e músculos), esclerodermia/esclerose sistêmica (inflamação e fibrose da pele e outros órgãos), vasculites (inflamação de artérias ou veias),… e estas já acometem mais os adultos jovens.

Várias doenças reumáticas podem iniciar na infância ou adolescência. Febre reumática não é a causa mais freqüente de artrite em criança.

Dor na coluna – que contém várias articulações, pode ser manifestação de uma doença reumática (espondilite anquilosante).

E a Fibromialgia (dor generalizada no corpo), muito comum hoje em dia, não necessariamente é um reumatismo, mas manifesta-se também com muita artralgia e pode ser tratada também por um reumatologista.