Agende uma consulta
  • captcha

O que é radioterapia?

Radioterapia é uma modalidade de tratamento médico na qual são utilizadas radiações ionizantes a fim de controlar, curar ou melhorar os sintomas de diversas doenças, sejam elas malignas ou benignas.

Radiações ionizantes são aquelas que, ao incidir sobre moléculas, levam a uma mudança em sua estrutura, chamada ionização. Dentre os vários tipos de radiações utilizadas temos os raios-x (atualmente os mais utilizados), os raios gama, os elétrons, as partículas alfa e os prótons.

A radiação, ao interagir com o núcleo das células, leva à quebra das moléculas de DNA, direta ou indiretamente, o que então ocasiona a morte das células cancerosas. As células normais do organismo possuem mecanismos mais eficientes do que as células tumorais para “consertar“ eventuais danos causados pela radiação; por isto a importância de se administrar uma dose de radiação tolerável para os tecidos normais, mas maléfica para os tecidos tumorais.

O rádio-oncologista, ou médico radioterapeuta, é o profissional médico que recebe o treinamento necessário para avaliar cada caso, verificando se há ou não indicação para a radioterapia, e, junto com uma equipe multidisciplinar, se são necessários outros exames ou o envolvimento de outros profissionais antes de iniciar a terapêutica, realizando ainda o acompanhamento dos pacientes irradiados.