Agende uma consulta
  • captcha

Luta contra o Lúpus

O Lupus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, mais frequente em mulheres jovens (mas também ocorre em homens), que pode afetar vários órgãos. É comum haver mais casos de doenças autoimunes na família.

Um dos principais órgãos afetados é a pele. Podem aparecer manchas avermelhadas na face, tronco, membros, que em geral pioram com a exposição solar. Além disso pode haver mais queda de cabelo que o normal, podendo levar a áreas de falhas no couro cabeludo.

As articulações são acometidas em 70-80% dos casos, com queixas frequente de dores em mãos, punhos, joelhos, cotovelos, podendo ocorrer artrite com dificuldade na movimentção da articulação pior em geral pela manhã. Outros órgãos importantes como os rins, cérebro, sistema sanguíneo, pulmões e coração também podem ser afetados pela doença. As manifestações nesses casos são bem variáveis, desde dor de cabeça a sangramento pulmonar grave.

A pessoa que possui Lúpus passa a ter dor especialmente nas articulações

A pessoa que possui Lúpus passa a ter dor especialmente nas articulações

O exame de triagem mais utilizado na suspeita de lupus é o FAN (fator anti-núcleo), que é positivo em quase todas as pessoas com a doença. Além deste podem ocorrer outros auto-anticorpos específicos, que inclusive podem aumentar o risco de trombose.

A fertilidade das pacientes lúpicas é normal, porém deve-se tomar bastante cuidado na gestação para evitar complicações para a mãe e feto e para manter o controle da doença.

O tratamento é feito com proteção solar diária, evitar exposição ao sol, medicamentos imunossupressores (vários tipos) e corticóide. Com o controle da doença é possível reduzir a dose das medicações e inclusive manter-se sem medicação dependendo do caso.

Todos os pacientes com suspeita de lupus devem ser encaminhados ao reumatologista para avaliação e tratamento especializados. Com tratamento os(as) pacientes podem ter uma vida normal e plena.

Celebridades como Lady Gaga, Astrid Fontenelle e Selena Gomez admitem ter Lupus e lutam contra a doença

Celebridades como Lady Gaga, Astrid Fontenelle e Selena Gomez admitem ter Lupus e lutam contra a doença