Agende uma consulta
  • captcha

Insuficiência Cardíaca

O que é insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não é eficiente em oferecer ao corpo a circulação de sangue que lhe é necessária para manter seu adequado funcionamento. Em outras palavras, o “bombeamento” de sangue para o organismo é insuficiente para atender as necessidades de oxigênio e nutrientes que nosso corpo tanto necessita.

O que leva uma pessoa a desenvolver insuficiência cardíaca?

Em geral é conseqüência de infartos, pressão alta de longa data, doença nas válvulas do coração ou doença de Chagas. No entanto alguns pacientes tem insuficiência cardíaca devido a doenças mais raras ou apresentam algum defeito no coração desde o nascimento.

Quais os sintomas mais comuns?

Os principais sintomas são fadiga, falta de ar aos esforços e inchaço nas pernas. Alguns pacientes também apresentam falta de ar no período da noite ou ao se deitar além de palpitação ou coração acelerado.

Existe cura ou tratamento?

Na maior parte das vezes a insuficiência cardíaca não tem cura. No entanto, o tratamento medicamentoso moderno pode deixar o paciente sem sintomas e com uma vida normal. Quanto mais cedo iniciado o tratamento, menor a chance de progressão da doença. Apenas em casos muito avançados o transplante cardíaco pode ser uma opção.

A pessoa que tem insuficiência cardíaca pode fazer exercícios?

Sim, desde esteja em uso correto de suas medicações e com orientação clinica do seu médico cardiologista. Acredita-se até que o exercício pode ser benéfico para o paciente com insuficiência cardíaca, uma vez que esta prática pode melhorar sua capacidade física.