Agende uma consulta
  • captcha

Como a hematologia pode me ajudar?

Hematologia é a especialidade responsável pelo tratamento das doenças relacionadas com o sangue, envolvendo os glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas, e outros constituintes, como os fatores de coagulação.

As hemácias são responsáveis pelo transporte do oxigênio para os tecidos, através de um pigmento denominado hemoglobina. Havendo redução dessas células ou desse pigmento, dizemos que a pessoa tem anemia.

Os leucócitos, baço e linfonodos tem a função de defesa contra agentes estranhos ao organismo. Com a redução de glóbulos brancos, a pessoa pode ter dificuldades de combater infecções. Problemas na produção dos leucócitos podem causar uma proliferação descontrolada dessas células,  levavando ao surgimento de leucemias e linfomas.

As plaquetas e os fatores de coagulação são responsáveis pelo controle de sangramentos. Assim, em número reduzido podem predispor a risco maior de hemorragias, como nas púrpuras trombocitopênicas, na hemofilia, ou ainda, na cirrose. Por outro lado, com o aumento no número de plaquetas ou da ativação dos fatores de coagulação, o indivíduo poderá desenvolver uma trombose.