Agende uma consulta
  • captcha

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome clínica (conjunto de sintomas sem uma causa única) cuja característica principal é a dor musculoesquelética difusa e crônica. Embora seja uma síndrome reconhecida há muito tempo, ela tem sido seriamente pesquisada somente há três décadas. Pouco ainda é conhecido sobre sua etiologia e patogênese. Acredita-se que os pacientes com fibromialgia possuam uma alteração no sistema de dor.

Sintomas da Fibromialgia

Frequentemente o paciente queixa-se de outros sintomas além da dor crônica generalizada, como a fadiga, as parestesias (formigamento) e os distúrbios do sono. A associação com outras doenças é bastante comum, dentre elas: a depressão, a síndrome dolorosa miofascial, a ansiedade, o que leva à piora da qualidade de vida.

Estudos avançam à procura de uma terapia eficaz; não existe ainda um tratamento padrão para a fibromialgia. Desta maneira é importante que o paciente seja assistido pelo médico de confiança, para que o mesmo faça o diagnóstico correto e tenha conhecimento do que já foi tentado, do que houve ou não sucesso. A boa relação entre médico-paciente e a informação sobre a doença – sintomas, crises, fatores desencadeantes, fatores de melhora ou piora, etc – são essenciais para o sucesso do tratamento.