Agende uma consulta
  • captcha

Diabetes Mellitus tipo 1

O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença caracterizada pelo aumento anormal da glicose no sangue devido a deficiência do hormônio insulina. Este distúrbio acomete geralmete indivíduos jovens, ocorrendo na faixa etária entre a infância e os 30 anos. Sua causa ainda não está completamente esclarecida.

Os principais sintomas são: perda de peso, sede em excesso, aumento do volume de urina, visão borrada e cansaço. O diagnóstico é realizado pelo exames de glicemia e ,se confirmado, o tratamento deve ser feito imediatamente com hidratação e administração de insulina. Se não tratado na fase inicial o diabetes tipo 1 pode levar a complicações graves pela desidratação. A longo prazo, a falta de tratamento pode gerar problemas visuais, neurológicos e mal funcionamento dos rins.

Além da orientação nutricional, o tratamento consiste em injeções diárias de insulina administradas pelo próprio paciente com orientação de um médico endocrinologista. Através do correto uso da insulina e um bom acompanhamento da doença, o portador do diabetes tipo 1 pode levar uma vida normal sem prejuízos à saúde.