Agende uma consulta
  • captcha

Colesterol Alto – Hipercolesterolemia

Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de cardiologia aproximadamente 1 em cada 5 brasileiros apresenta taxas de colesterol elevadas. O colesterol alto é uma doença silenciosa que pode provocar obstruções de artérias importantes do corpo e levar ao infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Como é diagnosticado o colesterol elevado?

Por ser uma doença que não provoca sintomas na maioria das pessoas, o diagnóstico é realizado apenas através de exame de sangue colhido após um período de jejum de 12 horas.

Quem deve fazer exame de colesterol?

A recomendação é que as pessoas acima de 20 anos devam determinar seus níveis de colesterol a cada cinco anos. A partir dos 45 anos deve ser feita a medida anualmente. As pessoas que já tem o diagnóstico de hipercolesterolemia devem acompanhar periodicamente os níveis do seu colesterol, conforme orientação do seu cardiologista.

O que leva ao aumento do colesterol?

Existem causas genéticas, mas principalmente a alimentação inadequada é o principal responsável pelo aumento do colesterol na maioria dos casos. Alimentos ricos em colesterol são principalmente carnes vermelhas, vísceras, queijos amarelos, manteiga e leite integral. O sedentarismo também contribui para a elevação destas taxas.

Fiz o exame e meu colesterol está alto, o que devo fazer?

Neste caso deve procurar um médico para fazer uma avaliação do risco de desenvolvimento de doença cardiovascular. O médico então irá orientar uma reeducação alimentar com baixo teor de colesterol, prática de exercícios físicos e em alguns casos o uso de medicações como as estatinas.