Agende uma consulta
  • captcha

Câncer de mama – conhecendo o inimigo

cancer-de-mama

Dando continuidade a nossa série de textos referentes ao câncer de mama, vamos conhecer nosso inimigo. Qual a importância do câncer de mama como doença na nossa sociedade? Quantas são as pessoas que sofrem com ele?

Em estimativa realizada pelo INCA (Instituto Nacional de Cancer), esperamos que sejam diagnosticados, no Brasil, cerca de 50.000 casos no ano de 2013. Isso coloca o cancer de mama como o tipo de cancer mais comum em nossa população, quando excluído os tumores de pele não-melanoma.

Se visto do ponto de vista mundial, estima-se algo em torno de 1,4 milhões de casos novos de câncer de mama. Trata-se de algo em torno de 23% de todos os tipos de câncer no mundo.

E, apesar de programas mais abrangentes de rastreamento, de maior conhecimento sobre a doença, de novas modalidades terapêuticas, os índices mostram que, no Brasil, as taxas de mortalidade continuam altas, quando comparadas aos países desenvolvidos – acreditamos que associados ao diagnóstico tardio da doença. Assim, torna-se fundamental o diagnóstico precoce, que conseguimos através do rastreamento adequado e a boa avaliação médica de rotina.

No próximo texto, iremos comentar sobre fatores de risco sabidamente associados ao câncer de mama, e sobre avanços no conhecimento da prevenção da doença.