Agende uma consulta
  • captcha

“Bexiga Caída”, “Bola na vagina” e “Doenças do Períneo”

prolapso genital

PROLAPSO GENITAL

O QUE É?

Prolapso genital é uma hérnia dos órgãos pélvicos (útero, bexiga e reto), que deslizam para dentro ou para fora do canal vaginal. Esta doença atinge cerca de 20% das mulheres e aproximadamente 300.000 operações são realizadas anualmente nos Estados Unidos para prolapso genital. Apesar de não ser uma ameaça à vida, o prolapso genital resulta em uma alteração significativa na qualidade de vida das mulheres com esta doença.

Os órgãos pélvicos (útero, bexiga e reto) são suportados por uma “rede” complexa que incluem ligamentos, músculos pélvicos, estruturas de suporte fibrosos, tecido conjuntivo e fascia que estão ligados às estruturas ósseas da pelve. À este conjunto de estruturas de suporte, damos o nome de assoalho pélvico. A maioria dos casos de prolapso genital resulta do enfraquecimento ou danos à esses tecidos de apoio, permitindo que os orgãos pélvicos “deslizem” para baixo.

FATORES DE RISCO

Fatores de risco para o desenvolvimento de prolapso genital incluem multiparidade, partos vaginais difíceis, idade, história familiar de prolapso genital exercício fisico intenso e crônico, histerectomia prévia e condições que aumentam cronicamente a pressão intra-abdominal, como obesidade, asma e constipação. Estima-se que pelo menos metade das mulheres que tiveram mais de uma criança terão algum grau de prolapso genital, porém apenas 10 a 20% se queixam de sintomas.

SINTOMAS

Os sintomas de prolapso são diferentes de acordo com os órgãos envolvidos (útero, bexiga ou reto) e da gravidade do prolapso.

Os principais sintomas são a sensação de uma massa ou protrusão no interior da vagina , popularmente chamada de “bola“ na vagina e a sensação de peso ou pressão que pode estar presente o tempo todo ou só depois de um longo período em pé ou após exercício físico pesado. Incontinência urinária, dificuldade para urinar, disfunção sexual e dificuldade para evacuar podem estar associados.

Alem desses, outros sintomas podem ocorrer com queixas vagas e inespecíficas ou até mesmo serem assintomáticas (principalmente nos prolapsos mais leves).

LOCAIS DE PROLAPSO GENITAL