Agende uma consulta
  • captcha

Apnéia Obstrutiva do Sono

Quantos de nós têm uma noite de sono realmente repousante todos os dias?

Na maioria das vezes, atribuímos uma noite mal dormida a outros fatores como excesso de preocupações, pouco tempo de sono, “cansaço acumulado” ou problemas com o colchão ou travesseiro. Além disso, muitas pessoas roncam a noite e não se preocupam com o fato. Outros estão sempre com sono durante o dia, mas o atribuem ao fato de não dormirem o suficiente.

Porém essas noites não repousantes podem ser causadas pela Apnéia Obstrutiva do Sono. Poucos sabem, mas a Apnéia Obstrutiva do Sono é muito mais comum que se imagina. Nesta doença, ocorrem breves obstruções das vias aéreas superiores durante o ronco, ocasionando uma respiração ineficaz, queda da oxigenação e incapacidade de alcançar um sono profundo. O resultado é um sono não repousante, cansaço e sonolência durante o dia. Mas não é apenas a sonolência o maior problema. Existe uma grande associação entre Apnéia do sono e Hipertensão Arterial Sistêmica, doenças cardiovasculares e outras doenças respiratórias.

É muito importante identificar e tratar adequadamente a apnéia do sono, pois o tratamento pode gerar um grande ganho em saúde e qualidade de vida