Agende uma consulta
  • captcha

Acidente Vascular Cerebral (AVC) – “Derrame Cerebral”

AVC

O AVC (acidente vascular cerebral), mais conhecido como “derrame cerebral” é uma doença altamente prevalente nos dias de hoje, sendo que, em conjunto com problemas cardíacos, é importante causa de morte ou invalidez.

EXISTEM DUAS FORMAS DA DOENÇA

1. A chamada forma isquêmica, na qual a artéria que leva sangue a determinada região cerebral é obstruída, geralmente por êmbolo ou trombo.

2. A forma hemorrágica, quando ocorre ruptura de algum vaso cerebral, o que faz com que o sangue saia do vaso lesionado e também deixe de nutrir determinada região cerebral.

No caso do AVC isquêmico, quando atendido a tempo e caso não haja alguma contra-indicação individual, o paciente pode receber uma medicação que visa desobstruir a artéria lesada e restabelecer o fluxo de sangue para aquela região do cérebro, minimizando assim os danos e, consequentemente, as seqüelas.

Fique atento aos sinais de AVC que estão listados abaixo e, caso apresente algum destes sintomas, procure imediatamente um pronto atendimento, preferencialmente, que contenha um neurologista de plantão.

Os sinais e sintomas instalam-se subitamente e incluem:

  • Perda de força em alguma parte do corpo (incluindo face);
  • Perda de sensibilidade em alguma região do corpo (incluindo face);
  • Dificuldade para articular ou achar palavras;
  • Dor de cabeça forte e de início súbito.