Agende uma consulta
  • captcha

A vacina que deixa gripado

É bastante comum ouvir as pessoas se queixando durante o período da campanha de vacinação contra a gripe por terem ficado gripadas depois da vacina. Será que isso pode acontecer?

A vacina contra o vírus Influenza, o causador da gripe, tem dentro de cada dose 3 tipos de vírus diferentes, aqueles que mais circularam no Brasil no inverno do ano anterior. Assim, por ser uma vacina que muda todo ano as pessoas com indicação de se vacinar devem anualmente receber a vacina atualizada.

Vacina que deixa gripado?

Os  vírus que estão lá dentro são todos inativados e isso significa que foram mortos depois de fervidos, picados e tratados com medicamentos específicos. Dessa maneira, não são capazes de se replicar dentro do corpo de uma pessoa e nem de causar gripe em mais ninguém.

É verdade no entanto que alguns pacientes podem desenvolver efeitos colaterais após a vacinação, na maioria das vezes leves, breves e autolimitados, como dor no local da aplicação, dor no corpo ou até febre baixa.

Se alguém tiver sintomas respiratórios como tosse ou coriza, esses não devem estar relacionados com a vacina da gripe, mas com algum outro vírus respiratório que também circula no período de tempo frio e que não está sendo evitado com a aplicação daquela vacina.

Existem centenas de vírus que podem causar doenças respiratórias, mas somente existe vacinação contra a Influenza/gripe pela potencial gravidade da doença e complicações encontradas em determinados grupos populacionais.
Converse com um médico para tirar suas dúvidas sobre indicações e efeitos colaterais dessa vacina.